Assine o jornal do  site para receber notificações de alteração! Dúvidas ou  sujestões, entre em contato comigo! Tire dúvidas no  Fórum de Modelismo Alternativo! Assine meu livro  de visitas! Leia ou submeta  arquivos para o site! Aprenda a montar  modelos alternativos! Volte à página  inicial... Visite alguns  links interessantes! O mapa deste  site... Fotos de meus  modelos alternativos Como as coisas  eram feitas de verdade... Informações e  esquemas de aviões! Here you can view my English Language version of the site Acesse meu novo conteúdo de ferromodelismo
MODELISMO EM ESCALA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

Um pouco de inspiração!

Voar, para muitos isto é um sonho! Para outros é também um meio de vida... Enquanto estamos em terra, entretanto (no meu caso só em terra mesmo, infelizmente!), podemos idealizar este prazer. Uma das formas é através do que muitos consideram uma brincadeira... Mais que uma brincadeira, um esforço de dedicação, paciência, criatividade, enfim arte; uma válvula de escape para os problemas do dia a dia e a materialização de nossos ideais. Talvez esta seja uma maneira de definir o modelismo em suas mais diversas formas...

É pelo amor ao modelismo que criei o tutorial deste site! Ele se propõe a ensinar algo...

Ensinar, em minha opinião, é passar para qualquer pessoa interessada os subsídios básicos à continuidade do estudo e aprendizado, com sua própria mente e corpo.

Meu objetivo, aqui, é ensinar técnicas para confecção de maquetes à base de materiais não convencionais, reaproveitados do lixo proveniente de embalagens dos produtos que consumimos no dia a dia. O conjunto destas técnicas chamo de "modelismo alternativo"

Este é um objetivo ambicioso, e que confesso, tenho encontrado problemas para alcançar... Mas não estávamos falando de amor pelo modelismo?!

Insistindo nesta árdua tarefa, apresento a você o meu tutorial ...

Espero que você, meu visitante, goste do conteúdo apresentado aqui. Se possível me dê uma resposta!

Ver meu trabalho tocando alguém é a gratificação necessária à sua continuidade...


modelismo alternativo

Comumente encontramos no mercado brasileiro de modelismo, produtos para plastimodelismo, aeromodelismo, ferromodelismo, modelismo naval, carros de competição, etc. São maquetes e/ou equipamentos em diversos materiais, motorizados ou não, e em dificuldades de montagem diferentes...

Uma das maiores dificuldades encontradas em nosso mercado de modelos em escala, entretanto, é que normalmente estes produtos possuem preços elevados para o consumidor brasileiro padrão. Além disso, muitas pessoas enfrentam problemas para obter produtos que estejam fora daquele padrão que é mais comum no mercado: Alguma marca X, somente disponível nos modelos mais conhecidos, com características padrão daquilo que historicamente foi mais consumido... Isto se deve a uma política questionável de comercialização que vigora em vários setores de nosso comércio, senão em todos, e que consiste na busca somente daquele produto que não apresente riscos de ficar encalhado nas prateleiras. É claro que o desconhecimento das novidades, assim como dificuldades de importação normalmente relacionada à ausência de fornecedores nacionais de muitas marcas, além de taxas proibitivas, também têm seus efeitos sobre a variedade de kits e materiais ou equipamentos encontrados nas lojas brasileiras. Parece, entretanto, que mais do que estas dificuldades de importação, é mesmo a falta de interesse de alguns comerciantes o maior problema de nosso mercado, já que em algumas regiões do Brasil a variedade de produtos é muito maior que em outras, mesmo sofrendo das mesmas dificuldades de importação.

Em um ambiente como este, o possível consumidor de modelismo acaba desencorajado, frente a tantas dificuldades de encontrar aquilo que, como iniciante, tem a condição de montar, ou mesmo aquilo que ele aspire montar... Para os mais aficionados, que acabam por manter este nosso mercado incipiente, resta contentar-se com o pouco que as lojas oferecem, ou fazer encomendas via internet, revistas como Tower Hobbies, etc. Outra alternativa, entretanto, é a criatividade. Para aqueles mais experientes, ou mesmo criativos é possível improvisar para resolver muitos dos problemas que enfrentamos. Isto é possível, porém, até certo ponto, já que o improviso depende de uma carga de conhecimentos sobre os materiais, técnicas, ferramentas e principalmente sobre o objeto modelado que muitas vezes também não está ao alcance dos interessados, nestas regiões do Brasil.

Para aqueles que não têm esse dom da criatividade, ou melhor, que não acreditam que o tenham, é necessário um pequeno empurrãozinho!

Se olharmos ao nosso redor, para os elementos de nosso cotidiano, perceberemos uma imensa quantidade de materiais modeláveis, de alguma maneira. Estes materiais são muitas vezes desperdiçados como lixo - todas aquelas embalagens de produtos de super mercado, caixas de sapatos e camisas, plásticos maleáveis, arames, caixas de papelão, latas de óleo e de cerveja, etc. Além destes, encontramos materiais de baixo custo, como agulhas, alfinetes, borrachas escolares, entre muitos outros. Com ferramentas simples, que muitas vezes temos em casa, como faca, tesoura, alicate de uso geral, lápis, borracha, régua, compasso, transferidor, esquadro, estilete etc, podemos fazer colagens as mais diversas para tentar modelar nossas maquetes. E quanto ao conhecimento necessário? Você o buscará na Internet, a começar por este site!

A tarefa não será tão complicada assim!

É por isso que eu estou tentando montar um tutorial passo a passo para auxiliá-lo em seu processo de produção.

Devo lembrar que eu também sou um aprendiz (de minhas próprias tentativas), e com certeza haverão pessoas que farão maquetes melhor do que eu. Há também quem criará novos métodos. Algumas pessoas não conseguirão resultados espetaculares (serão porém vencedores por terem chegado ao fim). Espero que você, meu visitante, esteja entre eles... Não é preciso ter sucesso de primeira, pois os resultados melhorarão com o tempo e a prática. É preciso, sobretudo, tentar fazer sua maquete!

Gande prova de tudo isso é que recentemente recebi uma bela notícia... Mauro Casagrande, morador de Rio Claro, SP me enviou as fotos de seu recém construído F-4U Corsair. Este é um legítimo modelo alternativo, produzido por um usuário deste website e baseado nos dados e lições de meus tutoriais e esquemas de montagem. Clique aqui para acessar. (Atualização realizada em 14-08-2005).

Não ignore esta experiência fascinante!


Voltar ao topo da página Versão para impressão Próxima página
Jornal  -  Contato  -  Fórum  -  Guestbook  -  Artigos  -  Tutoriais  -  Modelismo Alternativo
Links  -  Mapa do Site  -  FAQ  -  Galeria de Modelos  -  Detalhes de Aviões  -  Dados Sobre Aviões


Clique aqui para Ativar / Desativar o Glossário

modelismo  -  modelismo alternativo  -  ferromodelismo