Assine o jornal do  site para receber notificações de alteração! Dúvidas ou  sujestões, entre em contato comigo! Tire dúvidas no  Fórum de Modelismo Alternativo! Assine meu livro  de visitas! Leia ou submeta  arquivos para o site! Aprenda a montar  modelos alternativos! Volte à página  inicial... Visite alguns  links interessantes! O mapa deste  site... Fotos de meus  modelos alternativos Como as coisas  eram feitas de verdade... Informações e  esquemas de aviões! Here you can view my English Language version of the site Acesse meu novo conteúdo de ferromodelismo
MODELISMO EM ESCALA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

O projeto

O simples ato de planejar alguma coisa significa que você fez um projeto. O seu sucesso na transformação deste plano em realidade dependerá, entretanto, da estruturação e estudo de seu projeto...


Para a realização de um projeto de modelismo alternativo você necessitará preencher alguns requisitos:

  • Conhecer a forma do avião a ser montado.
  • Imaginar a estrutura que este avião deverá ter para que sua forma seja alcançada.
  • Conhecer os materiais necessários para a montagem do avião.
  • Possuir ferramental adequado para a confecção do avião com aqueles materiais escolhidos.
  • Conhecer as técnicas necessárias para a montagem das peças imaginadas na estrutura, na escala apropriada.
  • Estabelecer uma ordem de montagem das peças.

Os dois primeiros tópicos são alcançados com a confecção de um esquema estrutural, que lhe informa: a forma do avião, separa-o em peças distintas (estrutura). Estas peças se organizam em posições conhecidas e referenciadas dentro de um sistema de coordenadas. As medidas destas peças são conhecidas, assim como seus ângulos.

Os materiais necessários para a montagem do modelo podem ser os mesmos da lista fornecida neste website, mas note que eles estão limitados pela disponibilidade. Caso você conheça, ou queira utilizar algum outro material, isto ficará a seu critério.

O ferramental adequado deve ser adquirido ou produzido antes de iniciar a montagem dos modelos. É importante obedecer à lista básica de ferramentas sugeridas no tutorial, pelo menos. Do contrário, você certamente terá dificuldades...

As técnicas válidas são todas aquelas que você já tiver experimentado, ou tiver vontade e informação suficiente para executá-las. Imaginar novas técnicas é importante, mas isto só funciona na hora de resolver um problema, ou quebrar um galho. Imaginar uma técnica, não testá-la e esperar empregá-la em um momento posterior da confecção do modelo poderá resultar em grande decepção. É preciso atentar também para o risco de intoxicação com materiais desconhecidos, ou o risco de acidentes devido ao uso de uma nova ferramenta. Tenha, portanto, sempre em mente que juntamente com as ferramentas e materiais que ofereçam risco, você deve providenciar equipamento de segurança. Desobedecer a estas regras básicas pode até mesmo resultar na inviabilização do término do trabalho.

Um bom material de referência sobre técnicas a utilizar é a segunda parte deste tutorial. Há, entretanto dois artigos que recomendo que você leia: Aplicação de decalques caseiros , que fala sobre pesquisa de técnicas e materiais, e restauração de modelos alternativos, que discute a aplicação de algumas técnicas que já tive o prazer de experimentar... Ambos os artigos estão na seção de artigos do tutorial: http://www.modelismo.alternativo.nom.br/artigos.php As técnicas estão disponíveis... É só escolher!

Estabelecer a ordem de montagem do modelo é também importante, pois pode fazer diferença na hora do acabamento, a posição de uma peça dentro ou fora de outra. Por exemplo, a cabine deverá estar pronta e pintada, antes de sua fixação na fuselagem, já que montá-la e pintá-la em um espaço limitadíssimo como a fuselagem de uma maquete, pode ser incrivelmente difícil. É também conveniente montar o máximo possível daquelas partes estruturais mais fáceis, como asas e fuselagem, antes de trabalhar em peças mais difíceis como a cabine, os planos de cauda, trens de pouso e hélices. Caso você comece a perder a paciência com a montagem de alguma peça, ver parte do avião já montado e com cara de que vai dar certo pode ser um grande incentivo para terminar o trabalho.


Ao fazer seu projeto, você não precisa chegar ao formalismo de anotar passos, idéias e fazer listas de materiais. É fato que este procedimento ajuda bastante em certos momentos, mas é necessário pelo menos ter em mente estes tópicos antes de começar a confeccionar sua maquete.


Voltar ao topo da página Versão para impressão Próxima página
Jornal  -  Contato  -  Fórum  -  Guestbook  -  Artigos  -  Tutoriais  -  Modelismo Alternativo
Links  -  Mapa do Site  -  FAQ  -  Galeria de Modelos  -  Detalhes de Aviões  -  Dados Sobre Aviões


Clique aqui para Ativar / Desativar o Glossário
modelismo alternativo  -  decalques caseiros  -  restauração