Assine o jornal do  site para receber notificações de alteração! Dúvidas ou  sujestões, entre em contato comigo! Tire dúvidas no  Fórum de Modelismo Alternativo! Assine meu livro  de visitas! Leia ou submeta  arquivos para o site! Aprenda a montar  modelos alternativos! Volte à página  inicial... Visite alguns  links interessantes! O mapa deste  site... Fotos de meus  modelos alternativos Como as coisas  eram feitas de verdade... Informações e  esquemas de aviões! Here you can view my English Language version of the site Acesse meu novo conteúdo de ferromodelismo
MODELISMO EM ESCALA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

Construindo o Hawker Hurricane


Os passos que se seguem foram organizados em uma seqüência lógica de construção que deve ser seguida (embora em alguns casos específicos alterá-la não cause problemas), pois a diferenciação desta ordem poderá foçá-lo a desmontar alguma parte já montada do avião para pintura de outra, ou mesmo deixar expostos defeitos que depois se tornarão inadmissíveis com o modelo pronto.

Eu organizei os passos da seguinte forma: Fases que correspondem a um conjunto de passos semelhantes; Passos que correspondem ao emprego de uma determinada técnica já anteriormente citada.

Primeira Fase : Organizando o material


  1. Selecione os esquemas e ferramentas que julgue necessários para a confecção do Hurricane. Eu sugiro utilizar régua, compasso, transferidor, esquadro, lápis, borracha, alfinetes, paquímetro, faca alfa, prendedores de roupa, alicates com trava, pincéis, aerógrafo e micro retífica com alguns acessórios. Confira a lista de ferramentas para saber quais ferramentas podem substituir as acima citadas, caso você não as possua, ou não possa utilizá-las por qualquer outro motivo.
  2. Limpe uma suferfície plana como por exemplo uma mesa, e disponha os esquemas e as ferramentas da maneira que melhor lhe convier. Tudo deve estar organizado e ao alcance das mãos, de forma que nenhuma ferramenta ou esquema desapareça da bancada.
  3. Selecione os seguintes materiais : 1 rolha de cortiça, 1 pedaço de papelão grosso sem dobras ou amassados, bastante papelão fino (o suficiente para desenhar a asa do Hurricane umas 6 vezes, lado a lado, mais papelão suficiente para as outras peças), um pouco de arame galvanizado fino e firme (talvez 1 metro), uma folha de lata de alumínio (cortada de uma lata de cerveja), um pedaço de EVA ou borracha (que dê para tirar uns 5 pneus do trem de pouso principal), algumas folhas de papel A4, plástico transparente e firme (polietileno), cola branca, cola quente, gesso e massa acrílica, cola instantânea, alguns palitos de dente e alguns alfinetes.

Obs:


Neste momento nós selecionamos e ajuntamos nosso material e ferramentas apenas como uma checagem do que temos disponível, e do que precisaremos para confeccionar o modelo.

Se você tiver alguma dúvida a respeito de algum destes materiais, consulte a lista de materiais.

As ferramentas usadas dependerão do que você possuir e do que você tiver mais afinidade. Elas serão requisitadas em cada passo, mas deixe todas à mão, pois podem ser úteis a qualquer momento...


Voltar ao topo da página Versão para impressão Próxima página
Jornal  -  Contato  -  Fórum  -  Guestbook  -  Artigos  -  Tutoriais  -  Modelismo Alternativo
Links  -  Mapa do Site  -  FAQ  -  Galeria de Modelos  -  Detalhes de Aviões  -  Dados Sobre Aviões


Clique aqui para Ativar / Desativar o Glossário
esquemas