Assine o jornal do  site para receber notificações de alteração! Dúvidas ou  sujestões, entre em contato comigo! Tire dúvidas no  Fórum de Modelismo Alternativo! Assine meu livro  de visitas! Leia ou submeta  arquivos para o site! Aprenda a montar  modelos alternativos! Volte à página  inicial... Visite alguns  links interessantes! O mapa deste  site... Fotos de meus  modelos alternativos Como as coisas  eram feitas de verdade... Informações e  esquemas de aviões! Here you can view my English Language version of the site Acesse meu novo conteúdo de ferromodelismo
MODELISMO EM ESCALA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

Hawker Hurricane



Montei um modelo em escala 1/32 do Hawker Hurricane MKI, utilizado pela "Royal Air Force" durante a batalha da Grã Bretanha. Este avião foi um dos defensores das terras da Rainha, combatendo principalmente as ondas de bombardeiros stuka e Heinkel He-111, infringindo grandes baixas ao inimigo.

Embora o Hurricane não fosse um caça topo de linha, ele era certamente um avião resistente e letal, enquanto não tivesse de lidar diretamente com os Me-109s. Era também um belo avião, muito elegante e com boas características de vôo. Sua ficha comparativa com outros aviões da segunda guerra e seus incríveis números de vitórias não vem ao caso e foram rapidamente sugeridos aqui por mera referência histórica, já que pessoalmente não me interesso muito por quem produzira o avião mais mortífero. A importância de um avião como modelo não deve ser mensurada pelo rastro de sangue que ele derramou. Bem, assim eu acho... Isto, aliás, empobrece em muito a história do modelo. Estamos trabalhando com arte e estética ou nos gabando da vitória dos aliados ou dos grandes avanços tecnológicos? Cada um tem o seu motivo para escolher um avião, mesmo que eu não concorde, mas a mim agradam mais os belos padrões de pintura e as linhas harmônicas e aerodinâmicas dos aviões daquela época.

Como já disse em outras seções do site, este é o meu modelo mais recente.

Demorei vários anos para completá-lo, pois nestes últimos anos não devotei tempo para sequer tocá-lo, até recentemente. O tempo de certa forma foi benéfico, já que a cada dia eu sentia mais vontade de terminar o projeto. Além disso, eu pude obter mais dados sobre o modelo na internet... Resultado: Este é de longe o meu melhor modelo, marcando um novo momento em meu trabalho como modelista alternativo. As técnicas evoluíram. A forma como trato e trabalho meus materiais mudou. Também os materiais mudaram, pois além dos tradicionais papel, papelão, lata de cerveja, polietileno arames e cola, utilizei EVA em peças que anteriormente eu não imaginava. Experimentei cortiça e utilizei massas corretivas. Mais que isso! Utilizei aerógrafo para a pintura, e produzi mesu próprios decalques... A construção deste modelo foi sem dúvida um grande passo em minha pesquisa de técnicas e materiais.



Clique nas imagens para ampliá-las!






Eu havia prometido criar um tutorial passo a passo da construção do Hurricane, fotografando os passos de construção a cada avanço, de acordo com os passos propostos no tutorial. Percebi, entretanto, que este projeto não era executável devido a dificuldades econômicas e técnicas. Eu não tinha dinheiro para revelar fotografias, nem possuía uma câmera capaz de produzir fotografias adequadas do modelo para exposição na internet. Uma câmera digital seria a opção ideal, mas ainda hoje não consegui adquirí-la. Ilustrar os passos de construção requeriria muito tempo, e eu preferi abandonar o projeto. Resolvi documentar a construção do modelo posteriormente com o que me lembrasse das técnicas e materiais empregados, e das dificuldades enfrentadas. Bem, fazem muitos anos que eu comecei a construção deste modelo, mas vou tentar concluir o tutorial com a maior fidelidade possível!

Abaixo segue um link para os planos de montagem utilizados e para o melhor diagrama do Hawker Hurricane que encontrei na internet.

Este link é também o próximo passo na construção de seu modelo, caso você resolva seguir este tutorial.


Jornal  -  Contato  -  Fórum  -  Guestbook  -  Artigos  -  Tutoriais  -  Modelismo Alternativo
Links  -  Mapa do Site  -  FAQ  -  Galeria de Modelos  -  Detalhes de Aviões  -  Dados Sobre Aviões


Clique aqui para Ativar / Desativar o Glossário