MODELISMO ALTERNATIVO

Agrupando dados sobre ferrovias


Você pode estar se perguntando por quê eu criei uma seção de ferromodelismo em meu site sobre modelismo de avioes da Segunda Guerra Mundial.

Bem, durante a Segunda Guerra Mundial as ferrovias e o transporte ferroviário desempenhavam uma função vital no transporte de armas e matérias primas, ligando as diferentes partes da Europa de uma tal maneira, que se as ferrovias fôssem interrompidas, seu inimigo sofreria de insuficiência de materiais primordiais à guerra. Por causa desta importância estratégica, as rotas de transporte estiveram na lista dos alvos prioritários durante toda a guerra.

Os nazistas usavam U-Boats para afundar os navios mercantes que abasteceriam a Inglaterra com seus materiais necessários à guerra.

Os aliados bombardearam as ferrovias do Reich durante toda a guerra, numa tentativa de interromper os movimentos de matérias primas e tropas.

Já que as ferrovias são assim tão importantes, quando você quizer construir um diorama, um episódio de ataque às ferrovias pode ser um bom tema a ser trabalhado.

Infelizmente eu não disponho de recursos locais para trabalhar com cenas de ataques a ferrovias durante a Segunda Guerra Mundial... E qaunto aos navios mercantes, cuja história toca o Brasil? Bem, eles são muito grandes a pesados para se enquadrarem em minhas expectativas de escala. Talvez em um futuro mais distante eu me envolva com eles!

Eu ainda sou simpático às ferrovias, mesmo diante de certas dificuldades... Eu gosto do transporte ferroviário, tanto por sua importância estratégica, quanto pela sua imponência. Assim sendo, eu não desistirei do ferreomodelismo, mas procurarei por recursos locais que por si só já são muito interessantes como tema para modelismo, mas que também são muito mais fáceis de se conseguir dados e informações úteis, ajudando-me a alcançar as capacidades manuais e técnicas necessárias para que eu possa construir dioramas de ataques aéreos a ferrovias, quando dispuser de dados.

Este é um projeto de longo prazo, mas eu procurarei coletar recursos para o planejamento e construção de dioramas ferroviários...

Eu estarei publicando algumas destas informações aqui, em meu website, e se você quizer, você poderá acessar estas informações, dar download, e usá-las em seus próprios projetos.

Sinta-se à vontade em meu novo website!

Voltar ao topo da página Versão para impressão Próxima página