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MODELISMO EM ESCALA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

Fotografias de Aviões





Selecionei algumas fotografias encontradas em sites de terceiros na Internet. Estas fotografias demonstram alguns detalhes da construção desses aviões da Segunda Guerra Mundial e permitem alcançar uma melhor aproximação dos seus modelos aos aviões reais, quando em escalas mais detalhadas. Estas fotografias auxiliarão bastante quando os esquemas fornecidos não possuírem suficies detalhes

Embora os aviões vistos aqui não sejam os mesmos dos planos fornecidos neste site, estas figuras serão úteis pois muitos aviões possuem semelhanças em sua estrutura e construção. Estas fotos ainda demonstram algumas tecnologias de montagem empregadas na época


Clique nas imagens para ampliá-las

aviao: BF109

Belo ângulo de visão de um BF-109 em vôo. Observe as saliências sobre o motor, e entre elas duas metralhadoras sincronizadas com as hélices - Boa referência para pintura



Painel de BF-109 desmontado, mostrando a posição de cada instrumento que o compõe



Excelente figura para refer6encia, destacando os aviônicos da asa direita, a posição das metralhadoras e escapamentos no nariz do avião, e a junção da asa e fuselagem de um BF-109



Foto em close do nariz e propulsor de um BF-109, mostrando alguns detalhes importantes como as saliências sobre as asas para comportar os trens de pouso recolhidos, e a aparente fragilidade dos trens de pouso.



Canhão BK-5 de 50mm e 20 tiros, utilizado por alguns aviões alemães como artilharia anti-tanque.



Fotografia em close - trem de pouso de focke Wulf FW-190. Observe como esta estrutura é bem mais robusta que a do BF-109. Pensando em como ela funciona, os tensores à esquerda se flexionam para o centro do avião, trazendo consigo a haste principal do trem de pouso. A tampa do mecanismo ainda se flaxiona por um eixo que passa por dentro da parte mais estreita que acompanha a haste principal, ajustando-se à forma da asa.



Excelente fotografia - Entendemos a liberação das bombas. As quatro hastes estabilizam a bomba por pressão, e são articuladas nas dobradiças que despontam em cor metálica no meio do rack branco na barriga do avião. Bem na faixa vermelha central desta bomba há um anel de suspensão onde a bomba é realmente dependurada.



O mesmo ocorre nos pontos de lançamento das asas. O mecanismo é, entretanto, mais compacto. Sua articulação parece acontecer na traseira do rack, sendo que a parte dianteira abre e fecha para os lados. O mecanismo se assemelharia a um leque ou pinça. Mais ou menos no meio da bomba localiza-se o anel de suspensão que prende a mesma.



Diversas são as observações possíveis nesta foto - a seção transversal da asa, a estrutura da fuselagem, hélice, quais partes são metálicas e quais cobertas por lona...



Pode-se observar nesta foto como é feita a junção das asas com a fuselagem.



Detalhes do nariz assimétrico de um Heinkell HE-111. Repare que a posição do artilheiro fica à direita do nariz do avião. Isto é notável pelos diferentes tamanhos de vidros na porção inferior do nariz.



JU-87-d STUKA com dois canhões BK-5 de grosso calibre acoplados nas asas. Observe também na cabine a posição do piloto e artilheiro, os trens de pouso sem a cobertura aerodinâmica e os flaperons



Uma boa visão que pode complementar os dados de um esquema de três vistas de um P-40




Painel de controle de um p-40. Observe ainda a mira em dois elementos, fora do cockpit...



Boa foto para saber como se estrutura um P-51 Mustang. Repare que todos os aviões vistos até agora possuem estrutura semelhante na fixação de seus motores.



Trem de pouso de um Mustang visto em detalhe



Esta fotografia é muito interessante. Repare no formato das pás da hélice, e nas tampas dos trêns de pouso



Spitfire Seafire (embarcável) com todas as dobras das asas à mostra



Spitfire visto por baixo - repare na posição dos trens de pouso, flaps e ailerons



Bela visão de um Zero, evidenciando suas linhas limpas e canopy panorâmico (embora não seja ainda uma bolha)



Observe bem o funcionamento do canopy do zero, correndo em trilhos laterais. Isto significa que o canopy possui trilhos paralelos.


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