Assine o jornal do  site para receber notificações de alteração! Dúvidas ou  sujestões, entre em contato comigo! Tire dúvidas no  Fórum de Modelismo Alternativo! Assine meu livro  de visitas! Leia ou submeta  arquivos para o site! Aprenda a montar  modelos alternativos! Volte à página  inicial... Visite alguns  links interessantes! O mapa deste  site... Fotos de meus  modelos alternativos Como as coisas  eram feitas de verdade... Informações e  esquemas de aviões! Here you can view my English Language version of the site Acesse meu novo conteúdo de ferromodelismo
MODELISMO EM ESCALA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
A-4 Mig-15 FOKKER Dr.I FOKKER DV VII FOKKER E III SPAD XIII
NIEUPORT 11 MIG-21 APACHE ENTERPRISE

Modelos de Adolfo Caetano


Adolfo Caetano Netto mora no Paraná, no município de Pato Branco. Lá, ele constroi seus pequenos modelos na escala 1/100.

Seus modelos são marcados por sua delicadeza, beleza e uma grande riqueza de detalhes, considerando-se a escala reduzida e os materiais utilizados.

As técnicas empregadas ainda me são desconhecidas, embora a construção de cada um destes modelos seja obviamente um trabalho de criatividade e pesquisa de materiais caseiros. Em outras palavras, verdadeiros modelos alternativos segundo minha concepção.

A utilização de técnicas próprias, diferentes daquelas propostas neste website, vem provar que muitas possibilidades existem no uso dos materiais caseiros em modelismo, e que trabalhos maravilhosos podem ser realizados.

Quando eu disse que algumas pessoas poderiam com perseverança e insistência produzir também modelos alternativos, alguns melhor, outros pior, eu não estava errado, enfim. Adolfo provou minha tese ao apresentar um trabalho extremamente preciso, e precioso! É com felicidade que eu apresento o trabalho de mais um modelista alternativo!

Quer você utilize minhas técnicas, ou utilize suas técnicas próprias, exiba também seu trabalho, como fez Adolfo Caetano. Participe ativamente desta comunidade. Encontrar outros trabalhos e compartilhar idéias é extraordinário!


Estes são os seis modelos que Adolfo fotografou:



A-4 Skyhawk

Este modelo ainda não estava pronto no momento da fotografia...

Observe a delicadeza e precisão dos detalhes deste modelo. A cabine do piloto é representada em escala 1:100!




Voltar ao topo da página

MIG-15

Este modelos não estava pronto no momento da fotografia.

Aqui temos uma excelente possibilidade de observar a estrutura dos modelos de Adolfo, pois este belíssimo exemplar do MIG-15 em escala 1:100 ainda não foi pintado... Repare na delicadeza dos trens de pouso. Fantástico!




Voltar ao topo da página

Fokker Dr.I "Barão Vermelho"

A extrema miniaturização dos modelos de Adolfo não o impede de expressar detalhes importantes dos modelos, mesmo que ele esteja trabalhando com materiais tão frágeis.


   


Voltar ao topo da página

Fokker DV VII

Estes certamente não são modelos para serem manuseados por qualquer um... Perceba a extrema delicadeza dos elementos da cauda deste Fokker DV VII.

Meus modelos alternativos prezam pela resistência e capacidade de suportar movimentos. Peco, entretanto, muitas vezes na aparência de trens de pouso e aviônicos. Costumo brincar, dizendo que todos os meus modelos já foram batizados com um tombo de cima da mesa. De fato, todos eles já sofreram quedas de cima da bancada, sem sofrerem danos extensos e irrecuperáveis. Adolfo, entretanto, parece prezar pela precisão dos detalhes e por modelos completamente estáticos.

Estes modelos certamente não devem sofrer quedas, mas devemos lembrar que são também modelos muito leves...

Quantas serão as possibilidades de trabalho com modelismo alternativo? Impossível precisar! Veja que Adolfo representa certos detalhes que eu não represento em meus modelos, muito maiores, até hoje!




Voltar ao topo da página

Fokker E III

Observe agora a delicadeza deste modelo! Fantástico, não acha?




Voltar ao topo da página

Spad XIII

O exemplar da esquerda é o Spad XIII. À direita, temos outro ângulo do Fokker DV VII.

Repare em todos os detalhes que são representados em cada um destes aviões!




Voltar ao topo da página

Nieuport 11

Mais um de seus belos modelos da primeira guerra mundial...

É impressionante como em um modelo tão pequeno, Adolfo consegue reproduzir certas formas com tamanha delicadeza...




Voltar ao topo da página

MIG-21

O que mais me impressionou neste modelo foi o acabamento metálico que Adolfo conseguiu produzir. Segundo o próprio Adolfo, em e-mail que ele me enviou há algum tempo: "No caso deste Mig-21 a pintura foi feita com spray, daqueles para pintar bicicletas, mas não gostei, é muito difícil". Pelo que Adolfo me falou, o melhor é utilizar tinta automotiva, se bem que ele disse já ter experimentado usar até papel alumínio... Segundo Adolfo, entretanto, o melhor método é aquele que o modelista melhor se adaptar...




Voltar ao topo da página

Apache

Este Apache ainda estava incompleto no momento em que a fotografia foi obtida...

Mesmo incompleto, é impressionante a riqueza de detalhes deste modelo.




Voltar ao topo da página

Enterprise

Puxa, isto não é uma aeronave... O que uma espaçonave estaria fazendo aqui nesta seção? Não sei se Adolfo possui outros modelos nesta categoria. Caso futuramente ele me envie fotos de outros modelos de espaçonaves, eu removerei a Enterprise daqui, e criarei uma nova seção. Por agora, considerem que ela está aqui porque "voa".

Enquanto os demais modelos são construídos na escala 1/100, esta réplica da Enterprise do seriado dos anos 60 foi construída na escala 1/1000.



Os Materiais usados na construção das maquetes foram:

  • papel cartão;
  • cola branca;
  • isopor (bandejas de presunto);
  • palitos de dentes;
  • fios metálicos (pode ser elétrico, telefônico, etc.);
  • superbonder;

A Pintura foi realizada com tinta acrílica própria para plastimodelismo, da marca Tamiya. Insígnias e detalhes fabricados com papel branco, pintado e colado.

Voltar ao topo da página Versão para impressão Próxima página
Jornal  -  Contato  -  Fórum  -  Guestbook  -  Artigos  -  Tutoriais  -  Modelismo Alternativo
Links  -  Mapa do Site  -  FAQ  -  Galeria de Modelos  -  Detalhes de Aviões  -  Dados Sobre Aviões


Clique aqui para Ativar / Desativar o Glossário